Cebola Amarela
Cebola amarela é a variedade mais comum na cozinha. Elas têm camadas finas e brancas e uma pele dura, castanho-amarelada. Eles são muito adstringente - adstringência é aquele sabor acentuado, quase picante que as cebolas são conhecidas - mas também tem açúcar. Quando cozida, a cebola perde a sua adstringência, fica super doce, e com uma cor castanho claro.
Boa para quase tudo Pratos de carne assada (carne assada, carneiro, frango assado, etc) ...ou como uma base de sabor para molhos, sopas e ensopados.
Cebolas Vidalia ou Doces
Cebola Branca
Cebolas brancas são menos comuns, e são usados principalmente na culinária mexicana. Eles são maiores do que as outras variedades, com a pele fina como papel. Eles são fortes, adstringente, e não muito doce, e eles são super crocante por causa de seu alto teor de água.
Boa para molhos ou vegetal chutney, ou legumes salteados ou fritos.
Cebola Roxa
Por vezes chamadas cebolas italianas. Por baixo da bonita pele vermelha escura a polpa é branca, com cristas vermelhas. A polpa é muito doce e suculenta e sabor bem acentuado.
Boa para comer crua em saladas, hambúrgueres e sanduíches.
Cebola Chalota
É uma cebola pequena que se divide em dois ou mais dentes quando descascadas. Tem menos cheiro que a cebola comum e é considerada mais suave e fácil de digerir. Usual na cozinha francesa, a chalota é usada numa serie de receitas clássicas. Se desfazem quase que por completo quando cozidas e devem sempre ser salteadas (fritar) para não ficarem amargas
Boas para vinagretes, e pratos tradicionais onde o gosto não sobressaia.
As cebolas em geral devem ter uma cor sem manchas visíveis. Devem ser firmes e armazenadas e lugar seco e freso onde se manterão por 3 ou 4 semanas. Se guardadas no refrigerador ficarão moles e cortadas contaminar os outros alimentos.
0 comentários