13/08/2012
Como Congelar Ervas Frescas No Óleo
Se você deseja ter ervas fresquinhas o ano todo experimente esse método de congelamento.
Vi um post em Eden do Jardineiro, achei muito interessante e resolvi fazer. É excelente para molhos tipo pesto, sopas e molhos em geral Funciona melhor com ervas mais "duras", tipo alecrim, sálvia, tomilho e orégano.
Ervas suaves como manjericão, hortelã e dill ficam com o gosto alterado e não recomendo. O mesmo serve para as a salsa e cebolinha. Coloquei na sopa e ficam boas, mas em outros pratos perdem um pouco o sabor.
Essas ervas ( suaves) podem ser colocadas em forminhas com água ou caldo de carne e levadas à congelar. Nesse caso coloque água, ervas e água por cima.
1-
O primeiro passo é separar as ervas que você costuma usar como tempero, lavá-las e seca-las com toalha de papel.
Você pode optar por fazer cada vez uma erva ou fazer um mix. Em cada cubinho colocar um pouco de cada erva, como se fosse um bouquet garni.
2-
Coloque uma porção em cada forma sem encher todo o cubo e cubra com óleo ou manteiga derretida (fria). Sem encher tudo também ( aproximadamente 2/3).
3-
Leve ao freezer para congelar e depois de congelado retire das forminhas e coloque em um saco zipado. Não esqueça de colocar etiqueta que identifique o que tem dentro e a data.
Validade de 6 a 8 meses ( no freezer).
0 comentários